segunda-feira, 27 de outubro de 2008

5 EMOÇÕES X 5 RAZÕES E UMA SÓ FÉ !

Existem razões que a própria razão desconhece! a frase é do célebre Blaise Pascal, francês filósofo,matemático e físico, que em sua curta passagem pela vida, definiu que pela razão e pela emoção, ambos se desconhecem! Mas qual é na verdade a relação da razão e da emoção? o que elas tem a ver com a fé?
Primeiro analisemos a emoção; a palavra emoção do latim "emotio", tem sentido de dar movimento, de movimentar algo, então sempre a emoção nos impulsiona. as emoções nascem no pensamento, sendo que algumas são boas e outras nocívas as pessoas, de fato quando benéfica ou não ela sempre é contagiosa, por isso a emoção poderá fazer bem a quem a sente ou mal a quem a recebe, ou vice-versa. Embora seja natural e ou anti- natural as emoções, nascem crescem e morrem e ou perpetuam literalmente, embora a razaõ irá entendê-las ou ignorá-las:

5 EMOÇÕES:

A Inveja: Há quem diga que a inveja é a arma dos incompetentes, ela é um sentimento latente em muitas pessoas que por algum fator, foram privadas de condições de ter, ser ou estar... fazendo que este sentimento brote na pessoa chamada invejosa, que se contraria pela benesses de outrem, sentido-se incapaz de conseguir adquirir, ir ou ser. a pessoa passa a desdenhar, a desfazer do objeto de inveja, impulsionado por essa emoção danosa.

A Raiva : É um sentimento pernicioso, em que a pessoa fica contrariada em seu sentimento por fatores contrarios que deixa a pessoa irritada, nervosa e as vezes agressiva, embora seja natural,
o excesso pode levat ao ódio, angústia e outros que se for reprimida pode levar a doenças , transtorno e até problemas sérios psicológicos.

O Mêdo: É outro fator que embora natural, porque a pessoa já nasce com medo, pode levar a pessoa ao extrêmo, no caso pânico e a pessoa sentir um pavor obssessivo por falta de encorajamento da parte dos pais e também por algum trauma , a pessoa passa a temer coisas as vezes fúteis, mas pelo fato do incidente ocorrido, pode levar a pessoa a loucura e precisa de tratamento especializado.

A Tristeza: Uma certa melancolia, um pesar profundo, ou até mesmo a perda de alguém ou algo, faz com que essa emoção leve a pessoa ao estado psíquico de desânimo e fraqueza, sendo que o sentimento na pessoa a faz chorar e pode devido a sua gravidade, trazer transtorno na personalidade da pessoa. é o oposto da alegria que embora tambem seja contagiante e atraente enquanto a tristeza é de fato muitas das vezes repulsiva.

O Amor: O ser humano desde sua infância recebe demonstrações de afeto e carinho, então ele se sente amado, é essêncial que receba essas emoções na mais tenra idade, isso irá contribuir muito em sua personalidade e na formação de seu caráter, junto com outros atributos, que sem o valor intríseco do amor, pode deturpar muitos conceitos de família, sociedade e grupos. O amor tem que ser equilibrado e sadio, porque pode se tornar doentío e desequilibrado levando a pessoa ao ódio, ciúmes, possessão. obsessão, o amor controlador que impõe limites, regras, manipulando, são defeituosos por pertencerem a pessoas que sofreram traumas emocionais, percas, traições, desprezo, decepções e que por causa desses sentimentos pode desencadear reações violentas e irracionais, a ponto de como estamos cansados de ouvir; assassinatos, suicídios (ou ambas) devido ao descontrole de um sentimento que seria, e é, para trazer a alegria e não tristeza e nem pesar.
Embora a emoção esteja no homem, em sua alma e seja a responsável por sentir e captar através do ouvido, dos olhos e da boca ( quando ouve, vê e fala) e da cabeça (quando pensa) ela ainda assim precisa ser controlada.
A Emoção destrói, quando as pessoas tomam decisões importantes em suas vidas, motivadas pela emoção e não pela razão e sem consultar a Deus.
A emoçao é natural, e reage normalmente após algum fator contribuir para tanto, por exemplo: uma discussão acirrada, pode levar a exaltação dos ânimos, até a agressão de fato, onde o espírito inimigo vai atuar com sua influência maligna e causar grandes estragos. Mas uma pessoa guiada por Deus conhece a palavra de Deus e sabe que está escrito lá em proverbios; "Que a palavra branda desvia o furor e que a palavra dura (áspera) suscita ira".
A Emoção anula a razão na maioria das vezes, quando a pessoa não quer ouvir conselhos, não admite que está errada, então não percebe que está afundando e seu mundo desmorrona .
A emoção não é responsável pelas respostas espirituais e não age no campo espiritual, o que age é a fé...que vêm da palavra de Deus e pela razão e não pela emoção.
Não aja precipitadamente, nem pela emoção sem a razão, aja pela fé, movido pela palavra de Deus, orando e pedindo ajuda à Deus, que você verá os resultados positivos que você terá.
Deus só quer nos ajudar ...e muito!

Nenhum comentário: